Menu

Entenda a importância da Atividade Física

setembro 16, 2013 - Atividades, Bem estar, Corpo, Saúde
Entenda a importância da Atividade Física
Reprodução

Reprodução

A atividade física é uma forma de ajudar a evitar diversas doenças, além disso, o sedentarismo é a causa principal de doenças cardiovasculares, diabetes, obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis.

Diante disso a atividade física pode ajudar em diversos fatores, como melhora na força muscular, regulação do sono, uma melhor disposição para as atividades do dia a dia, regulação do humor, uma autoimagem positiva, além da recuperação mais rápida dos esforços rotineiros, assim como maior auto confiança.

Benefícios

Um dos benefícios com a prática de exercícios é que existe uma diminuição do apetite, a melhora do humor, a perda de gordura (emagrecimento), o enrijecimento dos músculos, a melhora da imunidade e o retardo do envelhecimento.

Reprodução

Reprodução

Conforme United States Departament of Health and Human Services, os adultos devem praticar até duas horas de atividade anaeróbica (musculação localizada), além da caminhada (cerca de 30 minutos). Já os indivíduos que possuem problemas como obesidade, diabete e hipertensão, precisam escolher corretamente qual exercício, lembrando sempre de estar acompanhado por um profissional.

O exercício pode ajudar a diminuir a taxa de glicose, sendo assim, a atividade física é altamente recomendada para pessoas com diabete.

No dia a dia é possível ter uma rotina com atividades diárias, portanto, subir escadas, descer do ônibus um ponto antes, cuidar do jardim, levar o cachorro para passear, entre outros, é considerado um estímulo além de início de atividade física.

Reprodução

Reprodução

Praticar atividade física durante meia hora por dia é suficiente para deixar de ser sedentário. Dessa forma, esses 30 minutos pode ser divididos em três períodos de 10 minutos cada.

É importante saber que a atividade física deve se adequar ao seu estilo de vida, ou seja, é importante escolher um exercício que seja do seu interesse, para que futuramente não tenha interrupções.

Através do exercício é possível melhorar sua sensação de bem estar, assim como, a probabilidade de depressão e diminuir a ansiedade, graças à liberação da serotonina.

Ana Paula Ferreira