Menu

Aposte na massagem para conquistar o bem-estar

dezembro 10, 2012 - Bem estar, Notícias
Aposte na massagem para conquistar o bem-estar
Thinkstock

Thinkstock

Quem nunca desejou uma massagem relaxante no fim do expediente ou então recorreu aos tratamentos de uma massoterapeuta para eliminar as gordurinhas e as dores nas costas? É difícil encontrar hoje alguém que nunca tenha se rendido a uma sessão de massagem para equilibrar o corpo e conquistar o bem-estar.

Em geral, a terapia usa apenas as mãos para desenvolver movimentos que relaxam, acabam com pontos de tensão, suavizam dores e eliminam até os indesejados pneuzinhos, atuando das camadas superficiais às mais profundas da pele. Assim, os tecidos tendem a exercer melhor suas funções, enquanto o organismo volta ao equilíbrio.

Segundo a massagista do Spa Sorocaba, Vanessa Vaz, as sessões relaxantes atuam na musculatura e ativam a circulação, enquanto as redutoras agregam ainda benefícios como a liberação de toxinas e a diminuição das medidas.

Ela ressalta, no entanto, a importância de escolher um local adequado para o tratamento. “Massagem é relaxante, mas é coisa séria”, afirma. A massagista explica que é necessário optar por uma profissional com formação, pois se a terapia não for feita do jeito certo, há o risco de o problema piorar em vez de melhorar.

Nesse contexto, ela conta que a avaliação antes de iniciar as sessões é importante para conferir o histórico do paciente em relação a doenças e cirurgias, para garantir um tratamento saudável.

Confira abaixo algumas das técnicas existentes e aposte na massagem:

Quick massage

Aquelas que tiveram um dia estressante e precisam relaxar, mas não têm muito tempo para se render a uma sessão completa de aproximadamente uma hora de massagem, podem recorrer à Quick Massage. Nessa técnica, o profissional usa pressões rápidas para estimular cerca de 50 pontos por todo o corpo.

O efeito é semelhante ao da acupuntura, mas sem a necessidade de utilizar agulhas. Basta o paciente sentar-se na cadeira específica para o tratamento (sem precisar se despir, pois não há uso de cremes ou óleos) e sentir o relaxamento gradual em costas, ombros, pescoço, cabeça, mãos e braços. Em poucos minutos, você sairá de lá renovada.

Thinkstock

Thinkstock

Massagem relaxante ou sueca

Quem possui mais tempo para dedicar ao relaxamento pode desfrutar da massagem sueca, um dos tipos mais comuns de tratamentos para quem quer aliviar o stress e acabar com a tensão.

Durante a sessão, que é feita em uma maca ou cama adequada, o profissional aplica movimentos suaves e longos, com a ajuda de óleos ou cremes hidratantes. A pressão é aplicada sempre no sentido do fluxo sanguíneo por todo o corpo e cada movimento tem uma função. Os deslizamentos são mais leves, a fricção (ou amassamento) relaxa a contração dos músculos, a vibração proporciona alívio a áreas menores e a percussão (leves batidas) tem efeito estimulante.

Além de reduzir o stress e melhorar a circulação, a massagem sueca também pode suavizar enxaquecas, dores nas costas, pescoço e cabeça, além de torcicolo, lombalgia e incômodos no nervo ciático. Ela ainda pode complementar o tratamento de lesões e de fadiga muscular.

Aromaterapia

Thinkstock

Thinkstock

A aromaterapia, técnica que utiliza óleos essenciais para promover o bem-estar por meio do estímulo do olfato. Quando combinado à massagem, o tratamento é infalível para suavizar os sintomas do stress.

Em geral, os movimentos são leves e deslizantes para que a paciente se sinta confortável e possa descansar. Dependendo do óleo escolhido, é possível atuar em diferentes problemas, como irritabilidade, falta de concentração, má circulação sanguínea e a tensão em vários pontos do corpo.

Após a sessão, a tendência é se sentir em equilíbrio e com a energia em ordem para enfrentar a rotina.

Massagem com pedras quentes

Thinkstock

Thinkstock

Para as mulheres que sentem que o corpo está em desequilíbrio ao fim do dia, a dica é apostar em massagens que utilizam pedras. Elas são colocadas ao longo dos músculos, em diferentes temperaturas (quentes ou frias), com o objetivo de proporcionar o equilíbrio das funções do organismo.

A terapia teve origem no oriente e utiliza pedras vulcânicas e sedimentares que absorvem o calor e energizam o corpo. Entre os minerais mais usados estão a sodalita, o cristal, o olho de tigre, a ágata azul e a ametista, por exemplo.

A massagista Vanessa ressalta que essa massagem é indicada para o relaxamento e traz benefícios para problemas como a cólica menstrual e dores na lombar.

Fonte: Toda Ela