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Poucas horas de exercício, garante manter sua saúde em dia

abril 29, 2013 - Bem estar, Nutrição, Saúde
Poucas horas de exercício, garante manter sua saúde em dia
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Vida corrida e falta de tempo não podem mais ser uma desculpa para não se exercitar. Apenas meia hora de exercício já ajuda a manter a saúde em dia – e a boa forma também! Não é milagre, nem mito. Trinta minutinhos de atividades físicas podem trazer benefícios que vão desde a melhora da flexibilidade até a prevenção de doenças como o diabetes. Sem contar, é claro, aquela ajudinha na perda de peso!

De acordo com o American College of Sport Medicine, três a cinco sessões de exercícios semanais, de 20 a 60 minutos, com intensidade moderada, são suficientes para turbinar o corpo e relaxar a mente de pessoas com a saúde normal. Para os sedentários e indivíduos com algum tipo de restrição médica, 20 minutos com intensidade leve bastam.

‘Trinta minutos por dia de atividades físicas bem balanceadas, três vezes na semana, promovem ganhos significativos no que diz respeito tanto à saúde quanto à estética. Além de reduzir o percentual de gordura, praticar exercícios nem que seja durante esse ‘curto’ período de tempo melhora a função cardiorrespiratória, auxilia no controle da pressão arterial e da glicose sangüínea, além de elevar a auto-estima’, afirma o professor de educação física Eduardo Furtado.

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Neste período de tempo, é possível praticar diferentes atividades, alternando entre as aeróbicas e musculação. Atualmente na moda, as academias só para mulheres, que oferecem um programa de exercícios praticado em meia hora, também são alternativas a se considerar por quem corre contra o tempo e contra a balança. Neste tipo de método, normalmente o circuito começa sempre com um aquecimento. Em seguida, são realizadas atividades aeróbicas e para o fortalecimento muscular em aparelhos desenvolvidos especialmente para que haja o menor risco possível de lesões. Por fim, exercícios de resfriamento e alongamento. Em apenas 30 minutos, completa-se a série de exercícios.

Para aqueles que ainda não encontraram força de vontade ou tempo para começar a se exercitar, um bom começo é trocar o elevador pela escada, o carro pela caminhada ou até descer do ônibus um ponto antes e fazer o percurso a pé. A maioria pessoas ainda não percebeu os benefícios da atividade física espontânea.

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Pequenas alterações no dia a dia, como deslocar-se de bicicleta e caminhar para o trabalho, entre outras, são capazes de, em alguns casos, triplicar o gasto calórico diário de uma pessoa’, afirma Eduardo Furtado. Pronta para entrar em forma?

Fonte: Bolsa de Mulher

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