Menu

Conhecendo a Acupuntura

setembro 11, 2013 - Atividades, Corpo, Saúde
Conhecendo a Acupuntura
Rate this post
Reprodução

Reprodução

Provavelmente você já escutou falar da acupuntura, um tradicional tratamento da medicina chinesa. Sim, estamos falando daquela terapia das agulhas. Também é possível que você conheça alguém que já testou e virou fervoroso defensor do método. Ou mesmo que você já o tenha utilizado, mas ainda não conheça muito bem todos os benefícios que a acupuntura pode trazer para sua vida.

Um pouco de História

Não existem dados realmente concretos sobre a criação desta terapia, mas se sabe que os primeiros relatos de algo semelhante a ela existem ainda na pré-história chinesa.

Na idade média, Marco Polo, o famoso mercador italiano, contou em seus relatos que havia conhecido essa prática, em uma de suas visitas ao Oriente. Logicamente, naquela época não lhe deram muita atenção, mas, nos séculos posteriores, outros exploradores e orientalistas se interessaram pela acupuntura e, devagar, ela se introduziu no Ocidente.

No Brasil, as técnicas de acupuntura chegaram junto com a massiva imigração japonesa, a partir de 1908, porém não saiam das colônias. Os japoneses, que contribuíram muito para o desenvolvimento das técnicas, mantiveram esse “segredo” até a década de 1980, quando começaram a aparecer os primeiros acupunturistas voltados para o público brasileiro.

Reprodução

Reprodução

E a acupuntura ganha credibilidade

Nos anos 1980, logo quando começaram a surgir as primeiras clínicas, os brasileiros olhavam torto para este tratamento. Existia muito preconceito, por acreditar-se que se tratava de algo sem embasamento médico, pelo quase que completo desconhecimento da medicina oriental.

Devagar, a acupuntura foi ganhando adeptos, já que os que se arriscavam reconheciam seu valor e indicavam o tratamento. Então, em 1988, o COFFITO, Conselho Federal de Fisioterapia e Terapias Ocupacionais, reconheceu publicamente a eficácia dessa prática, dando licença para que fisioterapeutas devidamente formados em acupuntura pudessem aplicá-la.

Pronto. Foi quanto bastou para que muitos fisioterapeutas se especializassem na técnica, e os médicos também passassem a indicá-la, como método complementar ao tratamento ocidental.

Reprodução

Reprodução

A OMS, Organização Mundial da Saúde, depois de mais de 20 anos de pesquisas, publicou o documento Acupuncture: Review and Analysis of Reports on Controlled Clinical Trials, que fala sobre a eficácia da acupuntura em 147 doenças!

Em posts futuros, vamos conversar sobre todos os 147 usos nos quais está provada a eficácia da acupuntura.

Por hoje é só! Mas se quiser comentar sobre sua experiência com a acupuntura, entre em nossa página do Facebook! Teremos muito prazer em escutar suas opiniões!

Renata Brinati

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.